top of page

Da metodologia reflexiva à reflexividade paradigmática: Alvesson, Sköldberg e Morin

4 de set.
12 min de leitura

Objetivo

Examinar a metodologia reflexiva proposta por Mats Alvesson e Kaj Sköldberg à luz da paradigmatologia e do paradigma da complexidade de Edgar Morin, identificando convergências, diferenças de nível e possibilidades de complementaridade. O argumento central é que a metodologia reflexiva representa um avanço significativo diante das concepções instrumentais de método, mas pode ser aprofundada por Morin, que desloca a reflexão das interpretações, teorias, linguagens e posições do pesquisador para as estruturas paradigmáticas que organizam o próprio campo do pensável.


Resumo

A metodologia reflexiva de Mats Alvesson e Kaj Sköldberg propõe que a pesquisa qualitativa não seja reduzida ao manejo de técnicas ou ao processamento do material empírico. Pesquisar envolve interpretar interpretações, examinar pressupostos teóricos, considerar linguagem, poder, ideologia e autoria e voltar criticamente o olhar sobre a própria atividade do pesquisador. Edgar Morin, por sua vez, desenvolve uma paradigmatologia segundo a qual todo conhecimento é organizado por princípios paradigmáticos que selecionam categorias fundamentais e estabelecem relações de conjunção, disjunção, implicação e exclusão entre elas. Este texto argumenta que as duas abordagens são fortemente convergentes, mas não se situam exatamente no mesmo plano. Enquanto Alvesson e Sköldberg aprofundam a reflexividade metodológica e metateórica, Morin permite interrogar as condições paradigmáticas das próprias teorias e metateorias. Propõe-se, assim, a noção de reflexividade paradigmática como ampliação da metodologia reflexiva: uma reflexividade que não pergunta apenas como interpretamos, mas também quais estruturas de pensamento tornam determinadas interpretações possíveis e outras improváveis, invisíveis ou pouco pensáveis.



Introdução


A pesquisa qualitativa tornou-se progressivamente sofisticada em seus procedimentos de produção, organização e interpretação de materiais empíricos. Entrevistas, observações, documentos, narrativas, análises discursivas e diferentes formas de triangulação passaram a integrar repertórios metodológicos cada vez mais diversificados. Essa sofisticação, entretanto, não elimina um problema anterior às técnicas: como o próprio pesquisador participa da produção daquilo que apresenta como conhecimento?


Essa questão envolve suas categorias conceituais, teorias, pressupostos, linguagem, valores, posição institucional, relações com os sujeitos pesquisados e modos de interpretar o material produzido no campo. É nesse terreno que se situa a contribuição de Mats Alvesson e Kaj Sköldberg em Reflexive Methodology. Em lugar de conceber a metodologia como um conjunto relativamente neutro de procedimentos, os autores chamam atenção para a natureza interpretativa, política e retórica da pesquisa empírica. A reflexividade exige que o pesquisador pense sobre seu próprio pensamento, examine a relação entre conhecimento e formas de produzi-lo e reconheça que elementos linguísticos, sociais, políticos e teóricos se entrelaçam no processo investigativo (1).


Essa concepção encontra uma interlocução particularmente fecunda com Edgar Morin. Em O Método IV. As ideias: sua natureza, vida, habitat e organização, Morin dedica parte de sua reflexão à paradigmatologia. O paradigma, para ele, não corresponde apenas a uma teoria dominante ou a um consenso estabelecido em determinada comunidade científica. Atua num nível mais profundo, selecionando categorias fundamentais da inteligibilidade e organizando as relações lógicas entre elas. Os indivíduos conhecem, pensam e agem sob a influência de paradigmas culturalmente inscritos, e os próprios sistemas de ideias são organizados por eles (2).


A aproximação entre essas duas perspectivas conduz a uma questão adicional. Tornar reflexivas as interpretações, teorias, linguagens e posições do pesquisador é certamente necessário, mas talvez não seja suficiente. É preciso também perguntar pelas estruturas paradigmáticas que tornam algumas interpretações possíveis, outras improváveis e algumas quase invisíveis.


O texto desenvolve essa hipótese em seis movimentos. Inicialmente, examina a ruptura promovida pela metodologia reflexiva diante da concepção instrumental de método. Em seguida, discute os quatro níveis interpretativos propostos por Alvesson e Sköldberg. A terceira seção introduz a noção moriniana de paradigma e o problema do “pensamento dissimulado”. A quarta analisa as convergências entre reflexividade e pensamento complexo. A quinta diferencia metateoria e paradigmatologia. Por fim, a sexta seção propõe a noção de reflexividade paradigmática como ampliação epistemológica da própria reflexividade metodológica.


1. Da metodologia instrumental à metodologia reflexiva


Uma das contribuições mais relevantes de Alvesson e Sköldberg consiste em deslocar o centro de gravidade da metodologia. O problema metodológico deixa de residir apenas na escolha de técnicas de entrevista, observação, codificação ou análise e passa a envolver as condições intelectuais e sociais pelas quais determinado material empírico se transforma em conhecimento.


Os autores partem do reconhecimento de que toda referência à realidade empírica já contém interpretação. Não existe uma etapa absolutamente neutra de coleta, seguida apenas posteriormente por outra etapa interpretativa. Aquilo que se pergunta, observa, registra, seleciona e considera significativo resulta de escolhas anteriores. Por essa razão, uma investigação reflexiva precisa explicitar pressupostos teóricos e reconhecer o papel constitutivo da linguagem na pesquisa (1).


Isso significa que a técnica não desaparece, mas perde a pretensão de autossuficiência. Um roteiro de entrevista cuidadosamente elaborado, uma observação prolongada ou um sistema sofisticado de categorização não garantem, por si mesmos, a qualidade epistemológica da investigação. Procedimentos podem ser rigorosos e, ainda assim, reproduzir pressupostos não examinados.


A reflexividade introduz precisamente esse exame. O pesquisador deixa de aparecer apenas como operador de procedimentos e passa a reconhecer-se como participante da construção do conhecimento. Sua formação, suas escolhas conceituais, sua posição diante dos sujeitos pesquisados e sua própria linguagem interferem na maneira como o campo é percebido e descrito.


A resenha de Beatriz Quiroz Villardi sintetiza bem esse ponto ao mostrar que, para Alvesson e Sköldberg, refletir significa interpretar as próprias interpretações, observando-as também a partir de outras perspectivas e dirigindo um olhar autocrítico à própria autoridade do pesquisador enquanto intérprete e autor (3).


A metodologia reflexiva representa, portanto, uma crítica ao metodologismo. Pesquisa não é simplesmente aplicação correta de procedimentos. É também uma prática de conhecimento que precisa interrogar suas próprias condições de possibilidade.


2. Os quatro níveis da interpretação reflexiva


Alvesson e Sköldberg propõem compreender a pesquisa como um movimento entre diferentes níveis interpretativos. Essas distinções têm função analítica e não devem ser entendidas como etapas rígidas ou sucessivas. O trabalho real de pesquisa envolve retornos, revisões, deslocamentos e interações entre níveis.


No primeiro nível encontra-se a interpretação ligada à própria produção do material empírico. Entrevistas, observações e documentos não aparecem diante do pesquisador como dados totalmente independentes das relações estabelecidas no campo. O pesquisador pergunta, seleciona, observa e registra, enquanto os participantes também interpretam suas experiências, ações e contextos. O material empírico nasce, portanto, de uma relação na qual diferentes interpretações já estão em funcionamento.


O segundo nível corresponde à interpretação teórica. O pesquisador relaciona o material produzido no campo a conceitos, categorias e teorias. É nesse nível que acontecimentos singulares são articulados a construções teóricas mais amplas. Nas ciências sociais, essa operação é particularmente complexa porque o pesquisador interpreta sujeitos que já interpretam a si mesmos e o mundo em que vivem (1).


O terceiro nível introduz a interpretação crítica. As próprias teorias utilizadas passam a ser examinadas em relação a pressupostos políticos, ideológicos e institucionais. Aquilo que se apresenta como natural, evidente ou simplesmente científico pode carregar relações de poder, interesses e formas de dominação. A reflexividade crítica procura, assim, problematizar as condições históricas que permitiram que certas interpretações adquirissem legitimidade e fossem tratadas como superiores ou mainstream (1).


O quarto nível dirige a reflexão ao próprio processo interpretativo. O pesquisador é chamado a evitar posições definitivas, permanecer atento a ambiguidades e divergências e reconhecer que toda interpretação produz também efeitos de autoridade. Ao atribuir determinado significado a um fenômeno, o pesquisador privilegia algumas leituras e deixa outras em segundo plano.


Os esquemas apresentados no capítulo 8 de Reflexive Methodology ajudam a perceber que os autores não tratam esses níveis como uma escada linear. Há movimentos entre material empírico, interpretação, interpretação crítica e reflexão sobre a própria produção textual e metodológica.


Esse caráter não linear é especialmente importante para a aproximação com Morin. A reflexividade não consiste em abandonar sucessivamente níveis inferiores para alcançar níveis superiores, mas em fazer com que cada novo movimento retorne sobre os anteriores e modifique sua compreensão.


3. Morin e o paradigma como pensamento dissimulado


O capítulo de O Método IV dedicado ao paradigma recebe um título sugestivo: “O pensamento dissimulado (paradigmatologia)” (2). A expressão chama atenção para um aspecto fundamental: os paradigmas exercem influência precisamente porque, na maior parte do tempo, não aparecem como objetos explícitos da reflexão.


O paradigma não é simplesmente uma crença conscientemente assumida. Ele organiza categorias fundamentais pelas quais a realidade se torna inteligível e estabelece relações consideradas legítimas entre essas categorias. Em outras palavras, influencia aquilo que aprendemos a separar, associar, hierarquizar, excluir ou considerar complementar.


Isso significa que o paradigma atua antes de muitas decisões teóricas conscientes. O pesquisador pode escolher determinada teoria sem perceber que tanto essa teoria quanto suas alternativas se encontram inscritas em formas mais profundas de organização do pensamento.


Morin identifica, nesse contexto, aquilo que denomina grande paradigma do Ocidente, marcado por operações disjuntivas e redutoras. A separação entre sujeito e objeto torna-se exemplar, acompanhada de outras disjunções que atravessaram longamente a organização do conhecimento ocidental, como espírito e matéria, qualidade e quantidade, sentimento e razão, finalidade e causalidade (2).


O problema não está em distinguir. Toda atividade cognitiva depende de distinções. A dificuldade aparece quando a distinção se transforma em separação rígida e a separação conduz à redução de um termo ao outro ou à eliminação de relações relevantes.


É nesse ponto que Morin pode aprofundar a metodologia reflexiva. Um pesquisador pode estar consciente de sua linguagem, de suas opções teóricas e de sua posição institucional e, ainda assim, operar com categorias profundamente disjuntivas. Pode questionar sua autoridade como intérprete sem questionar a separação rígida entre pesquisador e pesquisado. Pode reconhecer múltiplas interpretações e continuar reduzindo fenômenos culturais a causas exclusivamente econômicas ou psicológicas. A metodologia pode ser reflexiva sem que o paradigma que a sustenta também se torne objeto de reflexão.


4. Reflexividade e complexidade: convergências


Apesar dessa diferença de profundidade, as convergências entre Alvesson e Sköldberg e Morin são amplas. A primeira reside na recusa de uma concepção ingênua do conhecimento como simples reprodução do real. Nas duas abordagens, conhecer implica selecionar, relacionar e interpretar. Isso não significa que a realidade seja inventada livremente pelo pesquisador, mas que o acesso a ela é sempre mediado por categorias, linguagem, relações sociais e sistemas de pensamento.


A segunda convergência está na crítica ao monismo. Alvesson e Sköldberg valorizam o trânsito entre diferentes perspectivas e recusam a ideia de que uma única linguagem teórica possa absorver todas as demais. A reflexividade exige capacidade de mudar de referência, confrontar interpretações e reconhecer limites. Os autores enfatizam que combinar perspectivas não significa apagar suas diferenças (1).


Morin desenvolve orientação semelhante ao propor que o pensamento complexo distinga sem separar e associe sem reduzir. A complexidade não busca fundir perspectivas numa totalidade harmoniosa. Ela procura manter relações entre elementos que podem ser simultaneamente complementares, concorrentes e antagônicos.


Essa convergência aparece também no tratamento da contradição. Alvesson e Sköldberg consideram que ambiguidades e divergências não devem ser eliminadas prematuramente. Morin oferece uma formulação epistemológica mais explícita por meio do princípio dialógico: certos termos podem permanecer em tensão sem que um deles precise necessariamente ser subordinado ao outro ou dissolvido numa síntese simplificadora.


Também a relação entre pesquisador e realidade pesquisada ganha caráter relacional. Na metodologia reflexiva, o pesquisador participa da construção do objeto ao mesmo tempo que é socialmente constituído pelas relações em que se encontra inserido. Em Morin, essa relação pode ser compreendida de maneira recursiva: o sujeito produz conhecimento sobre determinado fenômeno, mas aquilo que aprende pode modificar sua própria maneira de perceber, pensar e agir.


Essa dimensão é especialmente importante na pesquisa de campo. O pesquisador não deveria retornar de uma investigação exatamente como entrou nela. Se o campo não altera suas perguntas, categorias ou certezas iniciais, talvez a reflexividade tenha permanecido apenas declaratória.


5. Metateoria e paradigmatologia


É no quarto nível da metodologia reflexiva que Alvesson e Sköldberg introduzem a importância da metateoria. Ela oferece um quadro abrangente que ajuda o pesquisador a deslocar-se entre perspectivas e evita que permaneça excessivamente preso a uma única posição filosófica.


A proposta é importante porque amplia o horizonte da investigação. Em lugar de utilizar uma teoria como se ela constituísse a única forma legítima de compreensão, o pesquisador passa a compará-la com outras perspectivas e a examinar seus pressupostos.


Entretanto, metateoria e paradigmatologia não são equivalentes. Uma metateoria continua sendo uma elaboração teórica. Pode comparar teorias, estabelecer relações entre tradições, identificar pressupostos e propor categorias capazes de organizar múltiplas perspectivas. Ainda assim, permanece possível perguntar quais operações paradigmáticas organizam essa própria metateoria.


É nesse ponto que Morin acrescenta outra profundidade à reflexividade. A paradigmatologia não substitui teorias ou metateorias, mas procura examinar as estruturas de inteligibilidade que lhes conferem organização. O problema passa a ser não apenas comparar teorias, mas compreender por que certos conceitos parecem naturalmente associados, enquanto outros parecem incompatíveis; por que determinadas oposições são tratadas como evidentes; por que alguns fenômenos são considerados centrais e outros periféricos.


A relação entre material empírico, interpretação, teoria, crítica, metateoria e paradigma precisa, entretanto, ser pensada de maneira recursiva. O paradigma influencia as teorias utilizadas, que orientam as interpretações, que interferem na construção do material empírico. Mas o movimento também pode ocorrer em sentido inverso. Experiências inesperadas, contradições encontradas no campo e acontecimentos que escapam às categorias disponíveis podem provocar revisões interpretativas, questionar teorias, colocar metateorias sob tensão e, em determinadas circunstâncias históricas, contribuir para transformações paradigmáticas.


Portanto, não existe um ponto final em que o pesquisador alcançaria uma posição epistemológica totalmente exterior às condições de seu próprio conhecimento. Essa observação é importante também para o paradigma da complexidade. Morin não o apresenta como uma superteoria capaz de fornecer a interpretação definitiva de qualquer fenômeno. No final do texto sobre paradigmatologia, afirma que estamos ainda nos preliminares da constituição de um paradigma da complexidade e que esse processo não poderia ser obra isolada de um pensador, mas resultado de uma convergência histórica de pensamentos (2).


A complexidade, portanto, não elimina a reflexividade. Ao contrário, exige que ela se aplique também a si própria.


6. Da reflexividade metodológica à reflexividade paradigmática


A partir dessa comparação, torna-se possível propor a expressão reflexividade paradigmática. Ela não pretende substituir a metodologia reflexiva de Alvesson e Sköldberg, mas ampliá-la. A reflexividade metodológica examina a maneira como teorias, linguagem, posições sociais, relações de poder e condições institucionais participam da construção da pesquisa. A reflexividade paradigmática acrescenta outra questão: quais categorias mestras e quais operações cognitivas tornam possíveis essas próprias teorias e interpretações?


O problema deixa de ser apenas reconhecer que toda interpretação é situada. Passa a incluir o exame das estruturas de pensamento que fazem com que algumas distinções pareçam evidentes, algumas relações plausíveis e certas alternativas quase impensáveis.


Essa ampliação ajuda a evitar uma concepção excessivamente psicológica da reflexividade. Não basta o pesquisador declarar sua trajetória pessoal, suas preferências, sua posição diante do campo ou seu envolvimento com os participantes. Essas informações podem ser importantes, mas a reflexividade epistemológica exige examinar também os conceitos e categorias mediante os quais o próprio objeto de pesquisa foi construído.


Um pesquisador pode declarar sua posição social com grande transparência e, ao mesmo tempo, manter intacta uma visão rigidamente dicotômica entre sujeito e objeto. Pode analisar relações de poder e continuar reduzindo a ação humana à estrutura. Pode defender a pluralidade metodológica e permanecer preso à oposição absoluta entre qualitativo e quantitativo. Pode reconhecer que existem diferentes interpretações e continuar tratando razão e emoção como domínios mutuamente excludentes.


A reflexividade paradigmática procura tornar essas operações cognitivas parcialmente visíveis. Isso não significa abandonar o material empírico em favor de uma reflexão puramente abstrata. Pelo contrário. Se uma interpretação é questionada, o pesquisador precisa retornar ao campo, aos documentos, às entrevistas ou às observações e verificar o que passa a enxergar a partir de outro ângulo. Se determinada categoria revela limites, talvez seja necessário reformular perguntas ou reconsiderar aquilo que anteriormente parecia irrelevante. A reflexão transforma a interpretação; a nova interpretação modifica a leitura do empírico; e o material empírico pode, por sua vez, produzir novas revisões conceituais.


É nesse sentido que a reflexividade se torna recursiva. O relato de Villardi sobre sua própria aplicação da metodologia reflexiva é ilustrativo. A autora descreve a necessidade de desenvolver plasticidade intelectual, rever entendimentos iniciais junto aos pesquisados e reconhecer que suas ideias filosóficas orientavam tanto a escolha do fenômeno quanto as opções metodológicas (3).


Em termos morinianos, esse movimento pode ser compreendido como passagem do conhecimento do objeto ao conhecimento do conhecimento. O pesquisador não investiga somente aquilo que está diante dele; investiga também os instrumentos intelectuais pelos quais aquilo se torna visível e interpretável.


Considerações finais


A metodologia reflexiva de Alvesson e Sköldberg constitui uma contribuição relevante para superar a concepção instrumental da metodologia. Pesquisa não pode ser reduzida à aplicação competente de técnicas porque o próprio pesquisador participa continuamente da seleção, construção, interpretação e apresentação daquilo que denomina material empírico.


Os quatro níveis interpretativos propostos pelos autores permitem acompanhar a progressiva ampliação da reflexividade: da produção e interpretação do material empírico à interpretação teórica, desta à crítica dos pressupostos e relações de poder e, finalmente, à reflexão sobre o próprio processo interpretativo. A metateoria procura impedir que o pesquisador permaneça aprisionado numa única perspectiva.


Edgar Morin permite levar essa problemática a outro plano. Se teorias e metateorias também são organizadas por paradigmas, a reflexividade precisa voltar-se não apenas para as interpretações produzidas, mas também para as estruturas de pensamento que tornam essas interpretações possíveis.


A diferença pode ser formulada de maneira simples. Alvesson e Sköldberg interrogam criticamente como interpretamos. Morin acrescenta a necessidade de perguntar o que organiza as possibilidades de nossa interpretação.


É desse encontro que emerge a noção de reflexividade paradigmática. Ela não constitui um novo método nem uma técnica adicional de pesquisa. Trata-se de uma exigência epistemológica: tornar parcialmente visíveis as estruturas de pensamento que normalmente permanecem dissimuladas no próprio ato de conhecer.


Essa perspectiva permite ainda evitar dois extremos. De um lado, recusa o objetivismo ingênuo segundo o qual o pesquisador poderia observar a realidade a partir de um lugar neutro e exterior. De outro, não conduz ao relativismo no qual todas as interpretações seriam equivalentes. Alvesson e Sköldberg concebem a pesquisa reflexiva como um projeto racional provisório, aberto à revisão, mas comprometido com argumentação, pesquisa empírica e exame crítico de suas próprias condições (1). O paradigma da complexidade converge com essa orientação ao reconhecer simultaneamente a possibilidade do conhecimento e sua incerteza constitutiva.


Para a pesquisa de campo, essa articulação é particularmente fecunda. O pesquisador não chega ao campo desprovido de categorias, teorias e paradigmas, nem deveria retornar dele exatamente como entrou. O encontro com outros sujeitos, acontecimentos e interpretações pode desorganizar certezas anteriores, produzir novas perguntas e revelar limites das categorias disponíveis.


Nesse sentido, a reflexividade paradigmática acrescenta uma questão permanente ao trabalho de pesquisa: que modo de pensar está pensando através de nós enquanto pensamos aquilo que pesquisamos?


Talvez seja essa uma das contribuições mais relevantes do encontro entre Alvesson, Sköldberg e Morin para uma metodologia que pretenda ser não apenas reflexiva, mas epistemologicamente consciente de seus próprios limites.


Referências

(1) ALVESSON, Mats; SKÖLDBERG, Kaj. Reflexive methodology: new vistas for qualitative research. 2. ed. London: SAGE Publications, 2009.

(2) MORIN, Edgar. Método IV: as ideias: sua natureza, vida, habitat e organização. Portugal: Publicações Europa-América, 1991.

(3) VILLARDI, Beatriz Quiroz. Resenha: Reflexive Methodology. New Vistas for Qualitative Research. Gestão.Org – Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, maio/ago. 2005.

Parte superior do formulário

 

P.S.: Usei a IA GPT 5-6 Sol na busca e organização das informações, e na elaboração da ilustração para o texto, que foi concebido, editado e revisado por mim.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

©2019 by Prof. Dr. Sérgio Luís Boeira. Website construido com tecnologia Wix.

bottom of page